CURSOS
EDUCAÇÃO INFANTIL –INFANTIL 02 ANOS / INFANTIL 03 ANOS / INFANTIL 04 ANOS / INFANTIL 05 ANOS
Neste primeiro segmento da Educação Básica a ênfase é ESTIMULAR as diferentes áreas de desenvolvimento da criança, aguçar sua curiosidade, sendo que, para isso, é imprescindível que ela esteja feliz no espaço escolar.
Essa modalidade de ensino atende a crianças de 2 a 5 anos, que começam a desenvolver suas habilidades em um ambiente prazeroso e acolhedor.
Considerando que o início da vida escolar está entre as experiências mais significativas a que uma pessoa possa se submeter no decorrer da sua existência, e que é a partir dela que vão sendo incorporados outros modos de aprender que darão ao ser humano uma dimensão maior do significado da vida, neste contexto o CEMM procura oferecer à criança práticas educativas que permitam a integração com o outro, a construção da identidade e autonomia, a vivência de novas situações de aprendizagem, a ampliação da vida social, as experiências cognitivas, colaborando para a formação de sentimentos e atitudes de cooperação e de respeito.
Além disso, o papel da família também é fundamental, pois é ela que transmite os primeiros valores com os quais prepara os filhos para o mundo. A escola, então, amplia as ações desenvolvidas na família.
Dessa forma, proximidade entre família e escola contribui para o desenvolvimento da criança. Juntas constroem uma relação de diálogo, estabelecendo uma sintonia na qual a construção de cada parte dessas práticas educativas seja acolhida e respeitada, em benefício do bem-estar da criança.
ENSINO FUNDAMENTAL I - 1° AO 5° ANO
O Ensino Fundamental I, com duração de 05 (cinco) anos, inicia-se aos 06 (seis) anos de idade e tem como objetivo a formação básica do cidadão para o exercício da vida com liberdade, responsabilidade, disciplina, solidariedade e competência.
Segundo Paulo Freire, “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Sob sua ótica, o CEMM promove, nessa etapa educacional, o desenvolvimento da capacidade de construir o aprendizado, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita, do cálculo e também da convivência com o outro, respeitando suas individualidades.
Além disso, a escola é uma experiência única e ocupa lugar central nesta fase da vida. Dessa forma a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade são desafiadores, pois a necessidade de expansão do conhecimento da criança está intimamente vinculada à realização de atividades que promovam reflexões acerca de todas essas áreas.
Em suma, com o objetivo de manter uma ação coerente entre família e escola, contribuindo de forma harmônica para que nossas crianças realizem novas descobertas, cria-se e recria-se o que há ao seu redor com prazer e responsabilidade.
ENSINO FUNDAMENTAL II - 6° AO 9° ANO
Na segunda parte do Ensino Fundamental, o aluno já está com os conhecimentos mais consolidados. Nessa fase o CEMM tem como princípio filosófico levar o aluno a pensar, articulado a um fazer democrático que propicie a construção do conhecimento. O grande desafio é, diante das mudanças psicológicas e biológicas dos nossos alunos, dar continuidade a um trabalho que colabore para a formação integral do indivíduo.
Os alunos do 6° ao 9° ano vivem um ciclo de transições escolares que tem início com a mudança no número de professores, de disciplinas, de materiais didáticos entre outros. Por isso, a formação integral se efetivará na medida em que educador e educando valorizem as experiências vivenciadas anteriormente.
Assim, a construção de identidade se dará de maneira gradativa, processual, sempre com a mediação do educador que, imprescindivelmente, percebe e interage com a diversidade, respeitando a individualidade dos alunos.
O Ensino Fundamental II é um período de grande amadurecimento dos adolescentes. Espera-se que nessa etapa se intensifique a busca por autonomia, aprimorem-se os hábitos de estudos vivenciados na etapa anterior e se enriqueçam os conteúdos com as experiências em espaços diferenciados. Além disso, a expansão física é uma necessidade também evidenciada dessa idade. Por isso, o CEMM preocupa-se em incentivar a prática esportiva, por meio de aulas vivenciais, com projetos que envolvem toda a comunidade na qual o aluno está inserido, e as saídas pedagógicas, como mecanismo para canalizar as energias e potencialidades dos alunos.
ENSINO MÉDIO
O Ensino Médio é a última etapa da Educação Básica e tem como principal objetivo proporcionar ao aluno o contato mais amplo possível com todas as áreas do conhecimento e, assim, formar cidadãos responsáveis e capazes de solucionar problemas, utilizando as ferramentas adquiridas com a aprendizagem na escola.
Nesta fase, o CEMM procura oferecer excelência acadêmica nas diferentes disciplinas, promovendo discussões de temas atuais e garantindo que o aluno seja capaz de fazer uma escolha profissional consciente e tenha êxito no processo de seleção para o Ensino Superior.
Destaca que a proposta cognitiva pedagógica da escola não se limita ao interesse imediato, pragmático e utilitário. O Ensino Médio está estruturado em consonância com o avanço do conhecimento científico e tecnológico, fazendo da cultura um componente da formação geral, articulada com o trabalho produtivo e vinculada à contextualização dos fenômenos físicos, químicos, biológicos e sociais.
O Centro Educacional Mundo Moderno tem como princípios que fundamentam uma escola ativa e criadora:
· O incentivo ao comportamento ético, como ponto de partida para o reconhecimento dos deveres e direitos da cidadania;
· A valorização da escrita e, principalmente, da leitura em todos os campos do saber, desenvolvendo a capacidade de letramento dos alunos e percepção de mundo;
· O princípio educativo da metodologia da problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo;
· A articulação entre teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual com atividades experimentais, utilizando novas mídias e tecnologias como processo de dinamização dos ambientes de aprendizagem;
· A valorização de práticas desportivas e de expressão corporal, referidas à saúde, à socialização e à cooperação, bem como o estímulo a atividades de produção artística que promovam a ampliação do universo cultural do aluno.